domingo, 8 de setembro de 2013

Eduquês em Discurso Directo - Livro de Nuno Crato

O ‘Eduquês’ em Discurso Directo
Uma crítica da pedagogia romântica e construtivista
Nuno Crato



‘Eduquês’ em Discurso Directo disseca com rigor e impiedade os lugares comuns em educação. Mostra o vazio dos conceitos que têm dominado a pseudo-pedagogia do laxismo e da irresponsabilidade. Explica a ideologia frouxa que está por detrás da linguagem mole e palavrosa a que se tem chamado eduquês.
Depois de ler este livro, ninguém pode continuar a aceitar acriticamente expressões tão comuns como «aprender a aprender», «ensino centrado no aluno» ou «aprendizagem em contexto». Percebem-se as ideias nocivas por detrás dessas expressões aparentemente inócuas.
Minuciosamente documentado com delirantes citações de responsáveis pela política educativa, apoiado em referências críticas da psicologia e da pedagogia, este livro não deixa pedra sobre pedra no edifício ideológico do eduqês.
Nuno Crato é um professor de matemática preocupado com a educação. Armado de uma vasta cultura científica, de uma experiência de docência em vários países e de fundamentadas preocupações filosóficas, empreende neste livro a primeira crítica sistemática da pedagogia romântica e construtivista que em Portugal ficou conhecida como eduquês.
É a primeira obra no género no nosso país. Destina-se a professores, pais e todos os que se preocupam com o futuro. O ensino é um problema demasiado sério para ser confiado exclusivamente aos teóricos da pedagogia.

NUNO CRATO é professor no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa. Doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos, país onde trabalhou muitos anos como investigador e professor. É actualmente Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática. A par com a sua actividade de investigação, tem-se dedicado à divulgação científica. É colunista regular do semanário Expresso e tem colaborado em programas de televisão (2010, 4xCiência) e rádio (RPL). É autor e co-autor de vários livros publicados pela Gradiva, nomeadamente Trânsitos de Vénus e Zodíaco: Constelações e Mitos. Em 2003, a Sociedade Europeia de Matemática (EMS) atribuiu-lhe o primeiro prémio de um concurso de divulgação em que houve nomeações de 14 países.



Nenhum comentário:

Postar um comentário